Artigo: Como a internet está impulsionando a quarta revolução industrial

Artigo: Como a internet está impulsionando a quarta revolução industrial

Por Crispin Velez, Ricoh Digital Transformation

As tecnologias da informação estão revolucionando produtos e serviços diante dos aspectos da vida diária, tais como educação, trabalho ou entretenimento. Soluções tecnológicas tornaram-se sistemas que integram inúmeros componentes eletrônicos, sensores, sistemas de armazenamento, microprocessadores, software e ferramentas de conectividade IP.

O poder de conexão de todos os tipos de dispositivos e objetos nas redes abriu uma nova era de possibilidades e oportunidades oferecidas para a criação de eventos relacionados com estes dispositivos. Essa conectividade entrega o aumento do uso de recursos que pode transcender limites de produtos tradicionais. A forma constante como esses produtos se adaptam e conseguem mudar o seu modelo de uso, começou a transformar a cadeia de valor, forçando as empresas a repensarem suas estratégias de negócios.

Enquanto falamos, o número de jogadores segue crescendo nas redes. No que tange a conectividade, flexibilidade e automação todos agregam valor ao produto, e quanto mais se conectam outros dispositivos, mas as chances de aumentarem as soluções. Os setores onde a maioria dos provedores é capaz de experimentar relógios, câmeras estão preparados para abrir novas oportunidades de negócios.

A internet das coisas (IoT) também traz novas características quando falamos do design de cada produto, desenvolvendo uma estratégia chamada Projeto Evergrenn, que permite ao fabricante apresentar novos recursos ao produto ou serviço. Um exemplo claro do que estamos falando é do carro Tesla, que possui uma atualização de software, que eleva o chassi dos pneus evitando um eventual desgaste e queimadura. A empresa economizou milhões de dólares permitindo a comunicação entre essas duas vias.

O termo internet das coisas (IoT) descreve o número crescente de produtos ligados a internet

Qual a proposta da Ricoh para impulsionar a Internet das Coisas (IoT)

A Ricoh IT Services oferece soluções sob medida para a aquisição de dados, qualidade, monitoramento, controle e integração de vários projetos industriais e comerciais para uma plataforma. O objetivo do sistema é gerar informações uteis para a tomada de decisões empresariais.

Através da transformação digital, as impressores e multifuncionais da Ricoh, foram equipadas com a captura de sensores (scanners) por décadas para se posicionarem cada vez mais como uma importante player na área da internet das coisas. A Ricoh ajuda a entender a partir da estratégia de negócio de seus clientes, uma vez alinhados para apoiar os processos com a tecnologia apropriada para medir, armazenar, processar e analisar o valor da informação.

A Ricoh reforça o compromisso em agregar valor em pontos específicos da cadeia de informação.

Leia mais



Mais notícias